Buscar

NASA divulga foto de arco-íris em Marte e explica o fenômeno

Na Terra, sabemos que a formação de um arco-íris só é possível graças a presença de água no nosso planeta, e principalmente, na atmosfera. Quando os raios solares incidem sobre as gotículas de água presentes no ar, ocorre a refração. Quando atinge essas gotas, se dispersa; ou seja, a onda de luz se divide nas cores que a compõem seu espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.


Arco-íris no céu marciano. (Imagem: reprodução/Nasa/JPL-Caltech)


A atmosfera marciana não apresenta chuva, e o arco-íris registrado em Marte não se explica da forma como nós conhecemos o fenômeno. Uma das explicações para o fenômeno é que ele seria causado pela luz refletida por minúsculas partículas de poeira em suspensão na atmosfera marciana. Outra possibilidade também seria a refração da luz causada por elementos presentes na própria lente da HazCams do Perseverance.


O suposto arco-íris também pode ser explicado pela presença de “icebow” na atmosfera de Marte, que é basicamente nuvens que se formam com partículas de água congelada. Entretanto, fenômeno não existe. Segundo a NASA, é uma ilusão de ótica, causada por raios de luz refletindo no interior da lente da câmera. Esse efeito, provoca manchas de luz circulares ou hexagonais em imagens, e é conhecido como Lens Flare.


Em uma declaração ao site Futurism, Andrew Good da NASA confirmou que o arco-íris foi um artefato causado pelas lentes da Hazcam.


“O que você vê ali é um Lens Flare”, disse Good. “As Hazcams frontais tem quebra-sol, que foi considerado como crítico para a missão (eles são necessários para dirigir para frente, e normalmente estamos dirigindo para frente)”.


“Mas eles não foram considerados essenciais nas câmeras traseiras, então você ainda pode ver artefatos causados pelo reflexo interno da luz em suas imagens”.


Fontes: Futurism, Canaltech, Olhar Digital


190 visualizações0 comentário