Buscar
  • Bianca Leroiz

Curiosity registra nuvens impressionantes cruzando o céu marciano

No último dia 19, o rover Curiosity registrou a passagem de nuvens escuras sobre o Monte Mercou, na cratera Gale. Os cientistas acreditam que as nuvens sejam formadas principalmente por dióxido de carbono e só poderiam ser vistas a olho nu logo após o pôr do Sol.


No vídeos podemos ver os movimentos das nuvens na atmosfera marciana, que é o resultado de oito imagens registradas pelo Curiosity e divulgado pelo professor associado de Ciência Planetária da Universidade Estadual da Carolina do Norte, Paul Byrne, em publicação no Twitter.



O rover está na cratera Gale há algum tempo enquanto usa suas ferramentas científicas para compreender o ambiente ao seu redor. “As texturas e variações de cores no penhasco são hipnotizantes e estamos nos esforçando para entendê-las”, disse Lucy Thompson, geóloga planetária da Universidade de New Brunswick, no Canadá.


As nuvens são muito finas e os cientistas acreditam que detritos espaciais, ao atingirem a tênue camada atmosférica do planeta, criem pequenas partículas que facilitam a formação dessas nuvens. Essas nuvens podem chegar a uma altura aproximada de 99 km.


Fontes: Futurism, Canaltech


217 visualizações0 comentário
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2021.

Todos os direitos reservados.