Buscar
  • Bianca Leroiz

Veja as primeiras fotos de Marte tirada pelo Rover Perseverance

Sucesso! Após sete meses de viagem no espaço, o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity pousaram em segurança na cratera Jezero, em Marte. A manobra de pouso aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (18) ás 17h56, com transmissão ao vivo da NASA.




O Perseverance não é apenas o quinto rover a pousar em Marte, é o maior e mais completo equipamento científico já enviado ao Planeta Vermelho. Além de ampliar os conhecimentos sobre a geologia marciana, buscará sinais de vida antiga. Acoplado ao Perseverance também está o Ingenuity, um helicóptero de 1,8 kg com hélices que giram cerca de 8 vezes mais rápido do que um helicóptero comum.



A primeira imagem da cratera Jezero, capturada pela câmera de navegação frontal (Imagem: Reprodução/NASA/JPL)


O rover possui cerca de 23 câmeras e dois microfones, conta com a SUPERCAM que dispara pulsos de laser infravermelho para analisar rochas e determinar suas propriedades químicas com o apoio de câmeras e telescópio. Também é equipado com o MEDA, uma estação meteorológica com sensores de temperatura, radiação, umidade e poeira. O RIMFAX, que é um radar de penetração no solo que permite medições de até 10 metros de profundidade. Conta também com o MOXIE, que se concentrará na produção de oxigênio a partir de dióxido de carbono, a fim de demonstrar a forma como futuros astronautas podem transformar gases da atmosfera marciana em oxigênio para propelentes e respiração . No braço do Perseverance, existem dois instrumentos: o SHERLOC, que é capaz de detectar moléculas de minerais a 5 cm de distância e o PIXL, que usará raios X para identificar a química das menores rochas.



(Imagem: Reprodução/NASA/JPL)



Essa missão pode entrar para a história, caso seja o rover que descobrirá assinatura de vida fora da Terra.


Fonte: Olhar Digital, Canaltech, NASA/Perseverance Mars Rover

1,186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo