Buscar

Rover Perseverance registrou vídeos e sons de Marte; confira

Após uma longa viajem no espaço, o rover Perseverance pousou em marte na última quarta-feira dia (18) para iniciar investigações de possíveis sinais de vida presentes por lá. Nos últimos minutos da sequência de entrada, descida e pouso em Marte foram reveladas as primeiras gravações de áudio no Planeta Vermelho feitas pelo rover.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gravação começa quando o rover estava a 11 km de altitude da superfície de Marte, e registraram o momento da abertura dos paraquedas mais massivos já enviados para outro planeta.


Veja o vídeo:


"Para aqueles que se perguntam como você pousa em Marte - ou por que é tão difícil - ou quão legal seria fazer isso - você não precisa procurar mais", disse o administrador interino da NASA Steve Jurczyk. "A perseverança está apenas começando, e já forneceu alguns dos visuais mais icônicos da história da exploração espacial. Ele reforça o nível notável de engenharia e precisão que é necessário para construir e voar um veículo para o Planeta Vermelho. ”


A filmagem do planeta começa aos 230 segundos depois da nave entrar na atmosfera superior do planeta, à velocidade de 20 mil km/h. O vídeo começa tudo escuro porque as lentes da câmera estavam cobertas pelo compartimento dos paraquedas. Depois ele se abre em 1 segundo.


A gravação é finalizada om as rodas do Perseverance tocando a superfície da cratera Jezero, à velocidade de 2,6 km/s. Contudo, o microfone incorporado ao rover não pôde coletar dados, mas o dispositivo sobreviveu ao procedimento e já coletou sons da cratera Jezero, obtidos no dia 20 de fevereiro. Em cerca de 10 segundos da gravação, é possível escutar uma leve brisa, acompanhada de sons mecânicos do rover operando na superfície.


Confira:

“Se este fosse um filme de faroeste antigo, eu diria que o estágio de descida era nosso herói cavalgando lentamente em direção ao Sol poente, mas os heróis estão de volta aqui na Terra”, disse Matt Wallace, vice-gerente de projeto do Mars 2020 Perseverance no JPL. “Esperei 25 anos pela oportunidade de ver uma espaçonave pousar em Marte. Valeu a pena a espera. Poder compartilhar isso com o mundo é um grande momento para nossa equipe.”


Fonte: NASA, Canaltech

272 visualizações0 comentário