Buscar
  • Bianca Leroiz

Maior asteroide que passará perto da Terra se aproxima em Março

Descoberto em 2001, o asteroide batizado de 231937 (2001 FO32) com aproximadamente 1 km de diâmetro, passará perto de nosso planeta no próximo mês. Mas calma, embora seja "potencialmente perigoso" de acordo com os dados do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, não há risco real de colisão com o nosso planeta.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O asteroide chegará a uma distância de mais ou menos 2 milhões de km da Terra às 13h03 (horário de Brasília) do dia 21 de março, próximo e grande o suficiente para ser classificado como potencialmente perigoso pelos astrônomos.


O nome "potencialmente perigoso" pode fazer parecer ameaçador, mas trata-se de uma designação para que as agências espaciais e observatórios fiquem de "olho" nesses objetos. Nenhum asteroide conhecido até hoje apresenta risco real de colisão, mas é possível que alguns se tornem mais perigoso do que se esperava nos próximos 100 anos.

Órbita do asteroide 2001 FO32, representada pela linha branca (Imagem: Reprodução/NASA/JPL)


No México, existe um projeto dedicado a esse tipo de estudo, o Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR). Foi atráves de seus instrumentos que os astrônomos detectaram o asteroide 231937 (2001 FO32) no dia 23 de março de 2001. Desde sua descoberta, ele tem sido observado e, por isso, os pesquisadores sabem que ele passará por nós a uma velocidade de quase 124.000 km/h.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A rocha não será vista a olho nu, será visível para os observadores usando telescópios ou outros equipamentos astrônomicos. O asteroide estará localizado relativamente baixo no céu do sul. Conforme o asteróide 2001 FO32 passa pela Terra, os observadores usando telescópios de 8 polegadas ou mais podem tentar localizá-lo enquanto ele desliza pelas constelações do sul de Escorpião e Sagitário. Mas claro, isso depende de boas condições de observação: um céu limpo e longe da poluição luminosa das grandes cidades.


*Imagem de capa: Aleksandra Sova via Shutterstock


Fonte: Space.com, EarthSky

888 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo