Buscar
  • Bianca Leroiz

Como os flocos de neve adquirem formas tão belas?

Atualizado: Mar 1

Os flocos de neve são os maiores representantes do inverno, eles mantém o equilíbrio perfeito entre algo belo e extremamente grandioso, e também, perigosos, como em uma tempestade de neve.


Antes de falar como se formam padrões tão belos, vamos entender como eles se formam.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tudo se inicia com um grão de poeira. Ao flutuar pelas nuvens, ele acaba sendo envolto pelo vapor de água presente nelas. Consequentemente, dessa união forma-se uma diminuta gota, que se transforma em um cristal de gelo graças às baixas temperaturas. Cada cristal, conta com seis faces, além da face superior e da inferior.


E COMO ADQUIREM SUAS FORMAS?

Como cada floco de neve faz um percurso diferente até o solo e encontra condições físicas distinta pelo caminho, é natural que cada um deles tenham uma forma bela e única.

Imagem: Reprodução/Gerd Altmann / Pixabay


Kenneth Libbrecht, professor de física do California Institute of Technology, fez extensas observações sobre como as moléculas de água são incorporadas aos cristais de neve. Em sua pesquisa, ele observou que os padrões mais intrincados de floco de neve são formados quando há umidade no ar. Segundo a pesquisa, a temperatura também tem um grande efeito na formação dos flocos de neve. Flocos de neve formados em temperaturas abaixo de -7,6 graus Fahrenheit (-22 graus ºC) consistem principalmente de placas e colunas de cristal simples. Enquanto isso, flocos de neve com padrões extensos de ramificação são formados em temperaturas mais quentes.

Efeitos da temperatura e umidade na formação de floco de neve. (Imagem via Kenneth Libbrecht.)


Seis ramos? Por que?

Os flocos de neves caem em uma ampla variedades de formas e tamanhos, o mais conhecidos é o prisma hexagonal regular, com seis lados retangulares e uma parte superior e outra inferior que são hexágonos planos. A bela simetria sêxtupla dos flocos de gelo surge do arranjo das moléculas de água na estrutura do cristal de gelo. Eles são simétricos pois refletem a ordem interna das moléculas de água à medida que se organizam no estado sólido, que é o processo de cristalização. Essas moléculas formam ligações fracas que são chamadas ligações de hidrogênio umas com as outras. Esses arranjos ordenados resultam na forma hexagonal simétrica básica de um floco de neve.


Resumidamente, a forma do floco de neve é ​​influenciada pela temperatura e umidade. Os padrões de floco de neve mais intrincados são normalmente formados durante condições quentes e úmidas.


Com informações de NOAA, Earthsky, Snowflake Sciences, Socientifica e Clima Tempo.

205 visualizações0 comentário
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2021.

Todos os direitos reservados.