Buscar
  • Bianca Leroiz

VÍDEO: meteoro cruza o céu diurno da Bahia

No sábado (2) a passagem de um meteoro em plena luz do dia assustou moradores das cidades de Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora, na Bahia.


A rocha fez sua passagem por volta das 16h e assustou moradores locais, que relataram ter ouvido um forte estrondo. A Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) ainda está trabalhando na análise dos dados para determinação da trajetória e de maiores informações a respeito desse objeto.


"Nos dados do satélite meteorológico GOES-16, foi verificada a detecção de um flash na região entre 15h50 e 16h. Essa detecção foi feita através instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper), que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Entretanto, ele também tem a capacidade de detectar a passagem de meteoros muito luminosos, como o que ocorreu no interior da Bahia no último sábado. E como na região onde esse flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que esse flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 foi gerado pela passagem do meteoro que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região", diz nota da BRAMON.




Os meteoros são consequência da queima de objetos espaciais que deixam rastros brilhantes quando entram na atmosfera da Terra, e o desta vez foi um bólido, ou seja, um meteoro bastante brilhante que se rompe e causa um som forte.



Fonte: BRAMON, Canaltech

465 visualizações0 comentário
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.