Astrônomos detectam um jovem objeto estelar em explosão

Analisando conjuntos de dados da pesquisa Palomar Gattini InfraRed (PGIR) e da espaçonave NEOWISE da NASA, os astrônomos identificaram um jovem objeto estelar em explosão (YSO) na região de formação estelar NGC 281-W. O estudo, que relata a descoberta e lança mais luz sobre a natureza do novo YSO, foi publicado em 11 de Janeiro no arXiv.org.

YSOs são estrelas em estágios iniciais de evolução, em particular, proto-estrelas e estrelas da pré-sequência principal. Eles são geralmente observados embutidos em densos aglomerados moleculares, ambientes contendo muito gás molecular e poeira interestelar.

Sequência de imagem da descoberta. Créditos: Hillenbrand et al., 2021. Esses objetos podem sofrer explosões impulsionados por acréscimos. Os astrônomos geralmente dividem esses eventos em EX Lup (também conhecido como EXors) e explosões de FU Ori (ou FUors). EXors são algumas magnitudes em amplitude e duram de alguns meses a um ou dois anos; FUors são mais extremos e raros, podem ter até 5 a 6 magnitudes de amplitude e durar de décadas a até séculos. Pouco se sabe sobre as propriedades das explosões em YSOs e há um número crescente de tais eventos que são difíceis de atribuir a uma das duas classes conhecidas. Portanto, encontrar novos surtos e estudá-los detalhadamente é essencial para compreender melhor sua natureza. Agora, uma equipe de astrônomos liderada por Lynne A. Hillenbrand, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), relata a descoberta de outra explosão do YSO, que recebeu a designação PGIR 20dci. A fonte foi detectada pela primeira vez pelo PGIR em 31 de agosto de 2019, com uma magnitude de 15,7 na banda J do infravermelho próximo. Desde sua descoberta, PGIR 20dci aumentou lentamente em brilho. Em geral, sua tendência de brilho observada durante a temporada 2019-2020 tem uma inclinação linear de cerca de -0,116 mag / mês. A imagem do infravermelho próximo revelou também a existência de uma extensa nebulosa de luz espalhada com uma estrutura do tipo cometário de cerca de 14.000 UA de tamanho. O estudo confirma que PGIR 20dci está associado à região de formação estelar NGC 281-W, localizada no braço espiral de Perseus a uma distância de cerca de 9.130 anos-luz de distância da Terra. Além de tudo, uma investigação do espectro da linha de absorção do infravermelho próximo de PGIR 20dci forneceu informações importantes sobre a natureza deste YSO.

Fonte: Phys.org