Buscar
  • Bianca Leroiz

Telescópio Subaru captura imagens do novo alvo da Hayabusa2

A Hayabusa2 concluiu com sucesso a missão de coletar amostras do asteroide Ryugu, que chegou à Terra no dia 06 de Dezembro, após 6 anos de missão, e agora, ela está rumo ao pequeno asteroide 1998 KY26, e em 10 de Dezembro, o Telescópio Subaru conseguiu obter imagens do pequeno asteroide, na direção da constelação de Gêmeos como um ponto de luz de magnitude 25,4 com uma incerteza de medição de 0,7 mag. Os dados posicionais coletados durante essas observações serão usados ​​para melhorar a precisão dos elementos orbitais do asteroide. Observações semelhantes foram realizadas com o Very Large Telescope (VLT) do ESO.



Animação feita a partir de três imagens capturadas durante as observações. O ponto de luz (marcado com duas linhas) movendo-se da esquerda para a direita próximo ao centro da imagem é 1998 KY26. O campo de visão é de 30 x 15 segundos de arco. Crédito: NAOJ.


O objeto que deve se aproximar 0,47 UA da Terra em meados de Dezembro, dando uma grande oportunidade aos cientistas, isso porque o asteroide se aproxima somente a cada 3 anos. No entanto, o diâmetro do 1998 KY26 é estimado em não mais do que 30 metros e, portanto, seu brilho é tão fraco que as observações baseadas no solo do asteroide são difíceis sem um telescópio grande.


"Esperamos que esses dados facilitem a nova missão da Hayabusa2", disse o Dr. Michitoshi Yoshida, Diretor do Telescópio Subaru.



Fonte: Phys.org

314 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo