Buscar
  • Bianca Leroiz

Perda inestimável: radiotelescópio de Arecibo desabou nesta manhã

Após ser desativado, o Observatório de Arecibo acaba de entrar em colapso, desabando na manhã desta terça-feira (1). Em novembro, a National Sciende Foundation decidiu desativá-lo depois que um segundo cabo de sustentação acabou se rompendo — o primeiro foi rompido em agosto.


"É uma perda enorme", disse Carmen Pantoja, astrônoma e professora da Universidade de Porto Rico que usou o telescópio em seu doutorado. "Foi um capítulo da minha vida."


Abaixo, você confere fotos do Arecibo antes, intacto, e hoje, após o desabamento:




(Imagem: Deborah Martorell)


Segundo informações, a plataforma de 900 toneladas acabou caindo, possivelmente destruindo tudo o que havia por ali — prato refletor, antenas, transmissores, radares, etc. O prato refletor, tinha 300 metros de largura, com a plataforma pendurada a 150 metros acima do chão. No momento, não há relatos de feridos após o desabamento.


O Observatório de Arecibo era o segundo maior radiotelescópio do mundo, operando há quase 60 anos, e famoso por mandar uma mensagem ao espaço em 1974, conhecida como “Mensagem de Arecibo", com informações sobre o planeta Terra e a civilização humana. O envio foi feito pelo projeto SETI, no Grande Aglomerado Globular de Hércules, a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância. A perda é inestimável.




Fonte: Phys.org


6,092 visualizações1 comentário
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.