Buscar
  • Bianca Leroiz

VÍDEO - Bola de fogo cruza o céu do interior de São Paulo

Na noite desta terça-feira (15) um fireball foi visto cortando o céu de várias cidades do noroeste paulista. A rocha entrou na atmosfera das Terra às 21h35min (horário de Brasília), e foi capturada pelas câmeras das estações RCP3, RCP4 e CRP1, localizadas nas cidades de Nhandeara e Indiaporã, em São Paulo. A Clima ao Vivo conseguiu capturar a bola de fogo no Paraná. Veja o vídeo:





"Foi visível, pôde ser visto a olho nu e registrado por câmeras. Ocorreu a explosão e eu estava com a minha filha. Quando percebemos, corremos para verificar as estações da Bramon e vimos o registro de um asteroide grande que entrou na atmosfera e provocou um rastro luminoso", diz Renato Poltronieri, presidente da Bramon.


Segundo a Bramon, o meteoro que foi visto nesta terça-feira (15) ainda chegou a -7,5 na escala de magnitude usada na astronomia para medir o brilho dos objetos celestes. Ou seja, cerca de 12 vezes mais brilhante que o planeta Vênus.


Renato afirma que não há registros de que a bola de fogo tenha tocado o solo, pois elas se pulverizam durante a queda.



O fotógrafo e astrônomo amador André Casagrande, que estava a 280 km de distância, conseguiu fazer um belíssimo registro da passagem desse meteoro. Ele estava em Primeiro de Maio, no Norte do Paraná, e no momento em que a bola de fogo cruzou o céu de São Paulo, ele estava justamente fotografando o céu, exatamente na direção onde o meteoro ocorreu.





As análises indicam que a rocha espacial atingiu a atmosfera da Terra num ângulo de 18,6° em relação ao solo, a uma velocidade de 13,52 km/s e tornou-se visível a 60,8 km de altitude, próximo à divisa entre Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Seguiu na direção leste por 11,6 segundos, até desaparecer a uma altitude aproximada de 25,3 km a sudoeste do município de Votuporanga, em SP.



Trajetória do meteoro na atmosfera. (Créditos: BRAMON)




Fonte: BRAMON



678 visualizações0 comentário
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2021.

Todos os direitos reservados.