Buscar

Saiba quando os satélites Starlink vão passar em sua cidade!

Desde 2019 a SpaceX vem lançando lotes com 60 satélites Starlink em cada, com o objetivo de criar uma constelação de 12 mil unidades na órbita da Terra para oferecer internet banda larga de altíssima velocidade e baixa latência a toda a extensão do planeta.


Informamos que não estamos sendo patrocinados por nenhum aplicativo aqui divulgado!


Os satélites da Starlink refletem um pouco da luz solar na direção do nosso planeta e, desta forma, podemos vê-los a olho nu. Sempre quando são visíveis no céu acaba sendo muito comentado nas redes sociais. Algumas pessoas até acham que são OVNIs — neste caso, são objetos muito bem identificados! E hoje você vai aprender a descobrir se a luz “estranha” que você viu se movendo em fileira pelo céu são os satélites Starlink.


O aplicativo Find Starlink foi criado pelo programador de jogos Shashank Shekhar e é uma ótima ferramenta para se descobrir onde estão os satélites e quando você poderá vê-los em sua região. Você pode acessar gratuitamente pelo site ou em suas versões mobile para Android e iOS.


Ao abrir, você encontra um campo onde você deve selecionar a sua cidade. Se ela não constar ali, é só você selecionar o local mais próximo de sua região. Então, clique em "Find visible times".



(Imagem: Captura de tela)


Neste caso, como a cidade de Pedreira/SP não consta no aplicativo, selecionamos o local mais próximo, Campinas/SP.


A tela que aparecerá em seguida trará uma lista com os próximos dias e horários em que algum Starlink passará na região pesquisada, o aplicativo te dá a visibilidade dos satélites. Lembrando que os horários podem não ser tão precisos, pois as órbitas dos satélites são alteradas com frequência. Além disso, o app mostra por quanto tempo o satélite poderá ser visto e indica para onde você deve olhar no céu.



(Imagem: Captura de tela)


Por exemplo, na região de Campinas/SP, por volta das 3:50h os satélites poderão ser visto com uma boa visibilidade.


Além disso, no mesmo aplicativo, você pode descobrir onde os satélites starlink estão em tempo real, basta clicar no ícone "Live Map" e você será direcionado no mapa do planeta que mostra por onde os satélites Starlink estão passando.



(Imagem: Captura de tela)




690 visualizações0 comentário