Buscar
  • Bianca Leroiz

NASA e ESA lançam neste sábado (21) o maior satélite de observação da Terra

A NASA juntamente com a Estação Espacial Europeia (ESA) tem como meta lançar o Sentinel-6 Michael Freilich, o maior satélite de observação da Terra, no sábado (21). A missão terá o objetivo de analisar o aumento do nível das mares, isto é, as consequência das mudanças climáticas que ocorrem em nosso planeta. O lançamento será com o Falcon 9, da SpaceX, o mesmo da missão Crew-1, que aconteceu dia 15 de Novembro.


"Em breve, vamos ver o satélite em sua jornada para a órbita a 1300 km acima da Terra", disse Parag Vaze, gerente de projeto da missão.



O satélite Sentinel-6 Michael Freilich que será lançado neste sábado (21).

Créditos: NASA / Randy Beaudoin


A princípio o satélite seria chamado de Sentinel-6ª, mas com a mudança no ínicio do ano, passou a ser chamado de Sentinel-6 Michael Freilich, em homenagem ao cientista da NASA. A nave é composta por uma dupla de satélites idênticos da missão Sentinel-6/Jason-CS, parte do programa Copernicus, da ESA.





O satélite Sentinel-6 Michael Freilich vai proporcionar uma visão do aumento do nível dos mares. "As pessoas estão interessadas em medir o nível do mar", explicou Vaze durante uma videoconferência realizada no início da semana. Vaze ainda ressalta que é um processo difícil e ainda sugere que as análises remotas feitas por satélite sejam o caminho para entender o efeito global da subida do nível dos mares.


Diferente das missões anteriores , o Sentinel-6 vai coletar medidas em resolução mais alta, e será capaz de medir variações mais discretas no nível do mar.


A NASA e a ESA fará uma cobertura ao vivo, com início às 13:45 horário de Brasília, e o lançamento às 14:17 no horário de Brasília. Você pode acompanhar o lançamento no link abaixo:




Fonte: NASA (1,2), Inverse

508 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.