Buscar
  • Bianca Leroiz

Eclipse Lunar Penumbral acontece na madruga de Domingo (29) para Segunda (30)

Atualizado: 30 de Nov de 2020

Além de marcar a última lua cheia do mês, na madrugada de Domingo (29) para Segunda-feira (30), também marca o último eclipse lunar penumbral do ano.

Esse evento é sempre bem sutil: Ela continua totalmente visível, mas ficará menos brilhante neste período. É necessário olhar atentamente para perceber essas ligeiras nuance.


COMO ACONTECE O ECLIPSE LUNAR PENUMBRAL?


Nosso planeta está sempre projetando uma sombra no sentido diretamente oposto ao Sol. Porém, essa sombra não é uniforme. Ou seja, existe uma área mais escura chamada de umbra e outra área onde alguns raios de luz conseguem chegar, chamado de penumbra. Quando a lua passa pela sombra da Terra (umbra), ela deixa de receber toda a luz solar, e é quando ocorre os eclipses lunares parcial ou total. Porém, às vezes, o Sol, Terra e Lua não ficam totalmente alinhados, e a Lua fica na zona de penumbra, ou seja, somente uma parte da luz solar chega na Lua, e como resultado, a lua fica com um brilho mais fraco.




O evento tem início às 4h32 até às 8h53 (horário de Brasília) no horizonte oeste. Infelizmente, no seu horário de pico, às 06h42, a lua já estará mais próxima do horizonte, não sendo mais visível.


Mas, de qualquer forma, temos no céu uma linda conjunção da lua com a estrela Aldebarã, e logo acima, a constelação de Órion e um pouco mais abaixo da lua, as plêiades. Vai ser uma noite linda!


O céu a partir de São Paulo, às 4h00, da madrugada de domingo (29) para segunda-feira (30). Não difere muito em outras regiões do país.

(Imagem: Bianca Leroiz/Conexão GeoClima/Stellarium)



Fonte: Time and Date, Live Science

1,186 visualizações0 comentário
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2021.

Todos os direitos reservados.