Astrônomos encontram 5 galáxias anãs ao redor da galáxia M63

Astrônomos do Special Astrophysical Observatory (SAO), na Rússia, utilizando um telescópio amador encontraram 5 galáxias anãs ao redor da galáxia M63 (galáxia do girassol). A galáxia fica na constelação Cães de Caça a 27 milhões de anos-luz de nós.

A equipe analisou uma imagem obtida por um refrator com abertura de 0,14m e identificaram cinco novos objetos candidatos a satélites da M63 com brilho baixo:

"Apresentamos uma imagem profunda, de 50 horas de exposição, da galáxia M63 (NGC 5055), feita com um telescópio de 0,14 m de abertura. Encontramos cinco galáxias anãs com baixo brilho de superfície em torno da M63", explicam os autores.

Mosaico das imagens diretas e invertidas do brilho das galáxias próximas da M63 (Imagem: Reprodução/Reprodução/Karachentsev et al., 2020)

Galáxias anãs são difíceis de ser detectada, isso porque são formadas apenas por alguns bilhões de estrela e sua luminosidade é baixa, além do seu pequeno tamanho. Geralmente, são sempre encontradas acompanhando galáxias maiores.

Várias galáxias anãs já foram detectadas ao redor da M63. Agora, ao realizarem observações com o telescópio de 0,14m usando uma câmera Moravian G3-16200 Monochrom CCD (KAF-16200) mais cinco objetos foram adicionados a lista. As cinco galáxias receberam nomes de TBGdw3 a TBGdw7. A galáxias têm magnitude absoluta de -8,8, enquanto as duas maiores são a TBGdw7 e TBGdw3 e a menor do grupo é a menor é a TBGdw6 , no caso dessa galáxia, os astrônomos disseram que será necessário confirmar que se trata mesmo de uma galáxia anã, porque pode ser possível que seja um fragmento de um nebulosa refletora. Já a TBGdw5 é que mais está próxima da M63, enquanto a mais distante é a TBGdw4.

Os astrônomos conseguiram estimar a massa orbital do halo a partir de medidas da velocidade radial de quatro satélites da M63: essa massa é aproximadamente 510 bilhões de massas solares. Também foi descoberto que a proporção massa total da M63 em relação à luminosidade estelar é de 4,8, número considerado baixo e seis vezes menor do que a proporção da Via Láctea e M31.

O artigo da descoberta foi publicado dia 10 de Novembro no repositório online arXiv.org.

Fonte: Phys.org, Canaltech

122 visualizações

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.