
NEVE SOBRE OS INCÊNDIOS NO COLORADO, EUA
Atualizado: 28 de out. de 2020
Uma queda de neve caiu sobre muitas áreas dos incêndios no Colorado, EUA, neste domingo (25) e nesta segunda-feira (26). Segundo Paul Delmerico, Chefe de Seção de Operações, a neve foi uma grande vantagem, mas não vai apagar todo o fogo. O acumulo de neve variou e chegou até 18 polegadas.
O incêndio foi classificado como o segundo maior da história, levando a evacuação obrigatória, queimando milhares de árvores e matando muitos animais.
Segundo Noel Livingston, comandante de incidentes, começou a chover por volta das 11 horas da manhã no domingo e que rapidamente, começou a nevar. Logo quando a neve começou, a equipe não registrou aumento de incêndio durante o dia e a noite. Pouca mudança foi registrada. A contenção aumentou para 15% e o fogo não cresceu durante a noite, permanecendo em 192.560 hectares.
Livingston, como dito acima, deixou claro que a neve não apagaria todo o fogo. O principal foco da equipe agora é levar as pessoas de volta para suas casas. As condições também levou a várias mudanças nas evacuações na área, que foi obrigatória. As seguintes evacuações foram rebaixadas para voluntárias:
Estes Valley a leste do corredor Marys Lake Road, a leste do corredor Elm Road e a leste do corredor Fall River Road
Rodovia 7 para Allenspark
Lado leste da Rodovia 7 para leste até Panorama Peak
Rodovia 34 de Mall Road para Drake
Algumas evacuações foram totalmente suspensas:
Todas as áreas ao sul da Rodovia 40
A cidade de Granby
A cidade de Hot Sulphur Springs
Extremo sul da County Road 21
Todas as áreas ao sul de Granby através de Tabernash
Área do Parque Meeker e da Bacia Selvagem no Condado de Boulder
O xerife Brett Schroetlin, disse no domingo que muitas famílias perderam suas casas no incêndio, mas que ainda não estava preparado para divulgar os números preliminares. Livingston acrescenta que a equipe está com força total e trabalhando o máximo.
Por hora, o Parque Nacional das Montanhas Rochosas e as Florestas Nacionais da área permanecem fechados.
A causa do incêndio ainda permanece em investigação.
Fonte: The Denver Channel