Buscar
  • Bianca Leroiz

BÓLIDO REGISTRADO NA BAHIA NA NOITE DE SEGUNDA-FEIRA (26). VEJA O VÍDEO;

Um bólido foi visto em várias cidades da Bahia na noite de segunda-feira (26) e foi registrado por duas câmeras do Clima ao Vivo, em Ipirá e Itaberaba.





A passagem do bólido iluminou os céus do interior da Bahia e chamou a atenção dos moradores. Veja o vídeo:



Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) explicou o fenômeno. Segundo ele, o bólido apresentou características semelhantes ao registrado em 19 de outubro que foi visto em algumas cidades da Bahia.


"Ao que tudo indica ele atingiu as camadas mais baixas da atmosfera. Quando isso ocorre, há propagação maior do som. Isso daí, provavelmente, pode ter feito a população sentir mais. O tremor é devido ao deslocamento de ar. É uma coisa que acontece, mas é mais raro. Quando há algum evento como esse, o que há de mais perigoso, o que causa mais risco, é o deslocamento de ar. As pessoas sentem como tremor de terra, mas ele treme paredes, janelas, não a terra em si, tanto que ele não é captado pelos sismógrafos. É da mesma forma quando sentimos um caminhão pesado passando pela rua", explicou Marcelo Zurita.





Zurita ressalta que apesar de assustador e do barulho alto, não apresenta nenhum risco.


"Mesmo que sobre alguma do meteoro após ele atingir as camadas da Terra é muito difícil atingir pessoa ou povoado. Esse objeto de ontem não deve ser muito grande. Ainda não calculamos a massa, mas ele não deve chegar a um metro", conta.


O que é um bólido?


Bólido é um termo geral para qualquer objeto originado no espaço que colide com a Terra ou exploda na atmosfera. Esse termo é usado para descrever um meteoro que é mais brilhante do que magnitude -4.

Fonte: BRAMON

481 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.