Buscar
  • Bianca Leroiz

O QUE ACONTECERÁ COM O SISTEMA SOLAR QUANDO O SOL MORRER?

A nossa estrela um dia vai morrer, isso é uma certeza – daqui aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Mas nosso Sistema Solar irá sobreviver?





Uma das primeiras coisas a enfrentar é o Sol “idoso”. A medida que a fusão do hidrogênio continua dentro do Sol, o resultado dessa reação - o hélio - se acumula no núcleo. Depois que o combustível é consumido, a temperatura vai aumentando e a nossa estrela se expande, se tornando uma Gigante Vermelha.



Uma representação artística do sistema solar.

(Imagem: © NASA / Laboratório de imagem conceitual do Goddard Space Flight Center)



Embora o nosso Sol possa ter 4,5 bilhões de anos restantes antes de ficar sem combustível para a fusão de hidrogênio, a vida na Terra provavelmente será exterminada bem antes que isso aconteça. Isso porque o sol já está ficando cada vez mais forte.


Por algum tempo o nosso planeta será parecido com Vênus, que possui uma atmosfera sufocante de dióxido de carbono. E pode piorar.


Na fase final da fusão do hidrogênio, o Sol vai ficar distorcido e inchado, e com isso, vai “engolir” Mercúrio e Vênus. A terra, depende exatamente do quão grande o Sol irá se tornar. Se a atmosfera distendida do Sol atingir nosso mundo, a Terra se dissolverá em menos de um dia. Mas, mesmo que não alcance a Terra, não será uma coisa muito boa para o nosso planeta. As energias extremas emitidas pelo Sol serão intensas o suficiente para vaporizar rochas, deixando para trás nada mais do que o denso núcleo de ferro de nosso planeta.





Os planetas gasosos não ficaram de fora da emissão de radiação do Sol e parte do seu material provavelmente vai ser lançado mais profundamente no Sistema Solar. A aproximação da estrela vai vaporizar os belos anéis de Saturno, que são feitos de gelo. Também, levaria ao mesmo destino os oceanos de Europa, satélite natural de Júpiter, e Encélado, de Saturno.


NOVA ZONA HABITÁVEL?


Por centenas de milhões de anos, a parte externa do Sistema Solar será um lugar para chamar de lar. Eventualmente, Plutão e o os objetos no Cinturão de Kuiper, além de Tritão, lua de Netuno, serão os bens mais valiosos do sistema solar. Hoje, esses mundo contém gelo e materiais orgânicos complexos. Mas as temperaturas da superfície em planetas anões como Plutão geralmente ficam em centenas de graus abaixo de zero. Porém, quando a Terra se tornar uma cinza, as temperaturas em Plutão serão semelhantes às temperaturas médias do nosso planeta hoje.




Fonte: Space, Discover Magazine

309 visualizações
Mais Soluções - Corretora de Seguros
Mais Soluções - Corretora de Seguros

Conexão Geoclima © 2013 – 2020.

Todos os direitos reservados.